sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Sobre Miguel de Sacramento, por Dona Maria.




Das intermináveis memórias da Casa das Palmeiras, esta foi contada por "Dona" Maria, escultora e cozinheira de primeira linha, amiga de doutora Nise da Silveira [creio que ela, Maria, ainda é o grande acervo, vivo..., das memórias de Nise, mas, enfim], uma espécie de anjo da guarda, ou guardiã da loucura, para todos que ali habitaram.
Sobre o [Miguel de]Sacramento, antigo cliente [início da década 90] que já se foi, um grande figurinista e roteirista de teatro; contou-me, Maria [12/12/2006]:

“- Meu filho...o Sacramento estava morando sozinho, aqui perto, e ficou um bom tempo sem sair do quarto, uns quinze dias, não recebia ninguém e não queria falar com ninguém. As moças da Casa (Casa das Palmeiras) iam lá para vê-lo, para convencê-lo a tomar banho, comer direito...ele estava doente. Até o dia em que me pediram para que eu fosse lá, pois ele não queira falar com mais ninguém...
Fui e vi ele na cama, falei pra ele: -  levanta daí meu irmão, vai tomar um banho e se vestir que estão querendo te levar para um hospital para te cuidar, você não pode ficar sem comer e sem tomar banho !!!

Sacramento me disse:- eu to morrendo Maria, me deixa ir...

Falei então:- Levanta e toma um banho, se veste e vai no hospital pra te examinarem, se vai morrer , morre de outra maneira homem!
E ele foi...e “foi-se embora de vez”, ficou 15 dias no hospital e morreu. Estava muito fraco, disse Dona Maria, rindo, enquanto escorria uma lágrima dos olhos, e completou:
- ele morreu que nem um “Rei Africano, meu filho...cercado de mulheres indo ver ele [sonora e inesquecível gargalhada]!!!!!

Dona Maria pintou imagem com palavras, sobre Sacramento, morrendo como um Rei Africano...

* Sacramento representava personagens na oficina de teatro da Casa, inventava dialetos diferentes [ou pelo menos nós é que desconhecíamos quais seriam], com roupagens de estilo, espadas, muitas cores entre o amarelo, azul e vermelho, cajados, máscaras, e o olhar, o olhar.

por Lucio Lauro Barrozo Massafferri Salles.